segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Se todas os bebes fossem deste tamanho... Passeávamos com eles no bolso


As bebés mais pequenas do Mundo...
Madeline e Rumaisa nasceram com 13 anos de intervalo. Cada uma no seu tempo foi notícia como o bebé mais pequeno do Mundo. À nascença, pesavam ambas menos de 300 gramas e tinham o tamanho a um telemóvel. Sobreviveram. A mais velha tem 20 anos, a mais nova sete.
Separados por 13 anos, os partos de Madeline e Rumaisa foram notícia à época de cada uma. A primeira nasceu em 1989; a segunda em 2004. Contra todas as expectativas, sobreviveram e, hoje, têm vidas normais, conta a edição de Dezembro da revista "Pediatrics".
Em 1989, quando nasceu, Madeline foi "etiquetada" como o bebé mais pequeno do Mundo a sobreviver. Pesava 280 gramas e nasceu de cesariana ao fim de apenas 26 semanas de gestação, que pode chegar às 42 semanas.
A mãe sofria de pre-eclampsia, uma complicação gestacional que provoca hipertensão arterial e punha em risco a vida de parturiente e bebé, e os médicos optaram por uma cesariana.
Madeline era do tamanho de um telemóvel e poucos lhe auguravam um futuro. Tinha 112 dias de "vida" no hospital, sempre em cuidados, quando teve alta e nasceu de vez. Pesava quase dois quilogramas.
Rumaisa, 13 anos depois, bateu todos os recordes. Nasceu em 2004, com apenas 260 gramas de peso. A mãe sofria de várias complicações e os médicos optaram por fazer a cesariana às 25 semanas de gestação. Passou vários meses na incubadora, mas ao fim de 142 dias, já com 2,300 quilogramas de peso, teve alta hospitalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espaço reservado a comentários dos blogueres.

Visualizações de página!

Pesquisar neste blogue