quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A natureza merece todo o nosso respeito...E nos açores esse respeito é maior, derivada à natureza das suas Ilhas.


Açores: actividade sísmica «acima do normal»...
Foram registados sismos de baixa magnitude, alguns dos quais sentidos pela população.
A actividade sísmica no sistema Fogo-Congro, na parte central da ilha de S. Miguel, nos Açores, mantém-se «acima do normal» desde Setembro, registando sismos de baixa magnitude, alguns dos quais sentidos pela população.
«Desde sensivelmente 15 de Setembro que temos alguma actividade sísmica acima do normal na parte central de S. Miguel», disse João Luís Gaspar, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores, em declarações à agência Lusa.
Segundo este especialista, desde essa altura têm ocorrido «de um modo geral, sismos de baixa magnitude, alguns dos quais sentidos pela população, mas com fraca intensidade (grau II/III na Escala de Mercalli Modificada)».
Esta actividade sísmica está localizada na parte central da ilha de S. Miguel, essencialmente no sistema denominado Fogo-Congro, mas João Luís Gaspar frisou que «não tem sido constante», uma vez que «existem períodos de menor actividade e posteriormente alguns de maior libertação de energia».
«Na terça-feira registamos um desses períodos de maior libertação, tendo ocorrido dois sismos com epicentro a cinco quilómetros a norte/nordeste da Ribeira das Tainhas, que foram sentidos com intensidade II/III na zona das Furnas», referiu.
João Luís Gaspar não adiantou previsões sobre a evolução desta crise, mas admitiu a possibilidade de serem registados mais sismos que possam ser sentidos pela população.
«O que podemos afirmar é que o padrão desta crise, quer em termos da frequência de eventos, quer da energia libertada, indicia que se poderão vir a registar novos períodos de maior libertação de energia, pelo que pensamos ser possível que se venham a registar novos sismos sentidos e, por conseguinte, mantemos as recomendações à população», afirmou.
O Sistema Vulcanotectónico do Fogo-Congro é uma das mais importantes áreas sismogénicas do arquipélago dos Açores, já que ali se acumulam tensões que resultam do jogo das placas litosféricas Euroasiática, Africana e Americana.
Segundo João Luís Gaspar, «a actividade sísmica nos Açores, em geral, também está ligeiramente acima da média».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espaço reservado a comentários dos blogueres.

Visualizações de página!

Pesquisar neste blogue