domingo, 11 de dezembro de 2011

Presidente da "Sogrape Vinhos" diz, que a atual crise não é mais do que uma moda passageira...Se virmos bem até tem lógica pois, o povo mesmo em tempo de crise, não deixa de ter à mesa a sua garrafinha de vinho. Por isso não é o vinho que atravessa uma crise mas sim todo o resto que nos rodeia. Palavras para quê...


Mateus Rosé e Ferreirinha encaram crise como moda... 
Sogrape. A empresa que hoje detém marcas como 'Mateus Rosé', 'Ferreirinha', 'Gazela' e 'Offley' nasceu durante a II Guerra Mundial.
"No campo dos vinhos, Portugal pode não ter o prestígio de França, mas tem a mesma qualidade." É desta forma que Francisco Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Sogrape Vinhos, explica o sucesso da "sua" empresa e dos vinhos portugueses em geral. Apostando sempre na relação com o consumidor, esta empresa do Norte conseguiu afirmar-se em Portugal e no mundo por ter a humildade de não impor os vinhos que os responsáveis apreciam. "Tudo o que fazemos é testado junto do consumidor; só abrimos excepção no caso dos vinhos de autor, uma vez que dada a sua natureza não fazia qualquer sentido esta política", continuou o responsável.
Entre as marcas mais conhecidas da Sogrape destacam-se o Mateus Rosé e a Ferreirinha, mas a empresa detém ainda outras que são líderes de mercado, como é o caso do Gazela, do Offley, do Porto Ferreira e do Sandeman.
O prestígio dos seus vinhos e a dimensão da empresa no panorama português são dois argumentos de peso para não temer a actual crise económica. Mas há um terceiro factor que joga a seu favor: nasceu em 1942, durante a II Guerra Mundial. "Sabe, quem nasce em tempo de guerra encara as crises como moda", acrescentou Francisco Ferreira, em tom de brincadeira.
Sendo uma das marcas mais importantes, o Mateus Rosé esteve na base de todo este sucesso, sendo o responsável pelo crescimento da empresa até aos anos 1970. Só passados dez anos é que a Sogrape se aventurou na produção do famoso vinho do Porto, inicialmente com o Porto Ferreira. Porém, o sucesso foi tanto, que pouco tempo depois comprou outra das mais importantes marcas daquele vinho - a Offley.
A aposta em produtos que fugiam ao tradicional Mateus Rosé ganhava força e começava-se a traçar aquilo que hoje define este grupo: a diversidade de marcas com respeito pela tradição de cada uma.

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