sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Peitos grandes?...Cuidado.

(Foto Cláudia Lima da Costa)
Infarmed alerta sobre produto para dar volume ao peito...
Gel injectável à base de ácido hialurónico pode dificultar a interpretação de mamografias porque causa nódulos. 
A autoridade que regula o sector do medicamento alertou que a aplicação de um produto usado para dar volume em partes do corpo, como a mama, pode dificultar a interpretação de mamografias devido a nódulos resultantes desta administração.
Em causa está o gel injectável à base de ácido hialurónico, usado em Portugal há cerca de três anos para fins estéticos, nomeadamente o melhoramento do volume e contorno da superfície corporal.Além da administração em zonas corporais como nádegas, lábios, rosto, entre outros, o produto também é aplicado na mama.
Mas por se tratar de um produto que é absorvido pelo organismo ¿ uma vez que simula uma substância que é produzida pelo corpo humano (o ácido hialurónico, que compõe a maior parte do corpo vítreo) ¿ é necessária a repetição da sua aplicação.
Esta reaplicação revela-se «um gesto invasivo e traumático, susceptível de causar inflamação local» (nódulos), segundo nota do Infarmed.
«A presença deste tipo de nódulos poderá dificultar a interpretação do exame radiográfico do tecido mamário (mamografia)», alerta uma nota deste organismo do Ministério da Saúde.
«As pacientes devem informar o radiologista sobre os respectivos implantes mamários realizados, antes de efectuarem a mamografia», lê-se na nota.
O Infarmed recomenda ainda que, caso se verifiquem dificuldades ao nível da interpretação da mamografia, «poderá ser realizada ecografia mamária ou ressonância magnética com vista à obtenção de informação de diagnóstico adicionais»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espaço reservado a comentários dos blogueres.

Visualizações de página!

Pesquisar neste blogue