quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Afinal não somos assim tão atrasados...Em algumas coisas, já se sabe.

A pequena Nargis nasceu na Índia - EPA
Saiba qual o melhor país para criar um filho...
Portugal nem vai mal, está na posição 14, empatado com a Suíça e à frente dos Estados Unidos.
A organização internacional Save the Children pegou em três parâmetros e fez uma tabela de  164 países avaliados do ponto de vista do desenvolvimento económico, da educação e do acesso à saúde. Feitas as contas, a Noruega é o melhor país para uma criança crescer em contraponto com o Afeganistão, que fica em último. http://www.savethechildren.org
Portugal até não fica mal na fotografia. Ocupa a posição 14, empatado com a Suíça e à frente de países como os Estados Unidos.
Os Estados Unidos aperecem apenas na 31ª posição. Tal deve-se à alta taxa de mortalidade de mães após o nascimento (uma por cada 2100 partos, a maior entre as nações mais desenvolvidos do mundo). A este dado soma-se a mortalidade infantil também muito elevada. Morrem oito crianças em cada mil abaixo dos cinco anos, o que deixa os americanos ao nível da Letónia. A mortalidade infantil nos Estados Unidos é a maior entre os países desenvolvidos, escreve o Globo.
Depois da Noruega, a Austrália é o número dois. Os países do norte da Europa preenchem os lugares seguintes.
Há outros dados curiosos no estudo. O Brasil aparece na 12ª posição do segundo ranking, que respeita aos países menos desenvolvidos. Cuba ou Colômbia ficam-lhe à frente.
As dez nações com classificação pior são africanas, com exceção do Afeganistão.
A última posição da terceira lista é ocupada pelo Afeganistão. No país, uma mãe morre a cada 11 nascimentos. No Chade ou na Somália, o número é de 1 para cada 14.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espaço reservado a comentários dos blogueres.

Visualizações de página!

Pesquisar neste blogue