terça-feira, 12 de junho de 2012

Há aumentos e aumentos mas este...é um super aumento. Será que estes troyanos, abaixo representados, têm alguma coisa a ver com os aumentos?

Câmara de Alenquer aprova aumentos de 1240% nas tarifas do lixo...
A câmara de Alenquer decidiu aumentar de 0,50 para 6,7 euros as tarifas dos resíduos sólidos urbanos, cobradas aos cidadãos do concelho na fatura da água, devido às dificuldades financeiras, disse, esta terça-feira, o presidente da câmara.
"A câmara nunca tinha atualizado as tarifas e não estava a aplicar as regras impostas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos [ERSAR] e, por causa das dificuldades financeiras, foi obrigada a proceder agora à atualização dos valores", afirmou o presidente da câmara, Jorge Riso (PS).
A tarifa refletida na fatura da água passa dos atuais 0,50 euros para 6,7 euros para a maioria dos cidadãos do concelho, consumidores domésticos com um gasto mensal de 15 metros cúbicos de água, e isenta juntas de freguesia, coletividades e organizações não governamentais.
A autarquia estava até agora a cobrar uma taxa fixa de 0,50 euros a todos os consumidores, quando desde 2007 está obrigada pela ERSAR a cobrar também uma taxa variável calculada com base no consumo da água.
Por isso, a câmara vinha a assumir os encargos financeiros com a gestão do sistema de gestão dos resíduos sólidos urbanos, sem cobrar aos consumidores os custos reais.
Neste sentido, a maioria socialista na autarquia propôs um aumento das tarifas para 9,3 euros (um euro na tarifa fixa- mínimo imposto pela ERSAR- e 8,3 euros por cada metro cúbico de água na tarifa variável), englobando os custos do município no pagamento de juros de empréstimos efetuados para assegurar os gastos, cerca de 192 mil euros anuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espaço reservado a comentários dos blogueres.

Visualizações de página!

Pesquisar neste blogue