quinta-feira, 24 de maio de 2012

Baixa a cabeça Gasparzinho, para não veres a merda que este governo anda a fazer. Exploram monetariamente o povo ao máximo, com o argumento de que é para equilibrar as finanças públicas e é o que se vê... Défice a aumentar. Cambada de aldrabões.

Défice do Estado a subir e receitas fiscais a descer
Défice do Estado a subir e receitas fiscais a descer...
O défice orçamental do Estado e da Segurança Social nos quatro primeiros meses deste ano foi 1.899,7 milhões de euros, segundo o boletim de execução orçamental divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral do Orçamento.
Este saldo da administração central resulta de um défice de 3.059 milhões de euros do subsetor Estado e de um excedente de 275 milhões de euros da Segurança Social. Ambos os valores são mais negativos que os que se haviam registado no mesmo período do ano anterior (défice do Estado de 2.453 milhões, excedente de 726 milhões na Segurança Social).
A receita corrente nos primeiros quatro meses do ano caíram 1,1% relativamente ao mesmo período de 2011, com os impostos indiretos a caírem 3,5% e as contribuições para a Segurança Social a valerem menos 1,6% que no período homólogo.
Pelo contrário, a despesa efetiva aumentou 4,1% - um aumento influenciado pelas despesas com juros (que aumentaram 58%).
Esta evolução negativa das contas do Estado central é explicada pela DGO como fruto de vários fatores sazonais. Por exemplo, no caso da receita fiscal (que caiu 3%), o Governo argumenta que os atuais valores ainda não incorporam "os efeitos integrais da reestruturação de taxas [do IVA] introduzidas no Orçamento do Estado para 2012 [OE2012]".
Também quanto ao aumento da despesa o Governo aponta para um efeito transitório - o impacto do pagamento em fevereiro dos juros de uma linha de obrigações do Tesouro, e o "aumento significativo dos encargos com juros de bilhetes do Tesouro", efeitos que o Executivo prevê que se vão dissipar na segunda metade do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espaço reservado a comentários dos blogueres.

Visualizações de página!

Pesquisar neste blogue