quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Homo Sapiens...o vírus mais destruidor que existe na terra.

Leões africanos estão à beira da extinção
Leões africanos estão à beira da extinção...

Só existem cerca de 645 leões selvagens na África Ocidental e Central, e apenas 34 em toda a Nigéria. Em 25 países africanos já não resta nenhum.

O leão da África Ocidental está à beira da extinção. De acordo com vários peritos que têm assinalado o seu marcado declínio nos últimos anos, estima-se que existam apenas cerca de 645 leões selvagens na África Ocidental e Central, e apenas 34 em toda a Nigéria.

Segundo o jornal britâncio Daily Mail, os investigadores têm registado o cada vez mais baixo número de leões selvagens em África e agora, o grupo de conservação da vida animal, LionAid, alerta para o perigo de extinção da espécie. De acordo com o grupo, já não existem leões em 25 países africanos e em outros dez, a espécie luta pela sobrevivência.

As bolsas de leões permanecem apenas no Burkina Faso, na República Centro Africana, nos Camarões e no Chade, mas já estão totalmente extintos em países como o Gana, Togo ou Costa do Marfim. Há trinta anos existiam cerca de 200 mil leões por todo o continente africano, mas agora existem apenas cerca de 15 mil a 32 mil leões em África.

O doutor Pieter kat, responsável da LionAid, afirmou ao jornal britânico The Guardian que "tem existido um declínio catastrófico nas populações de leões em África, particularmente na África Ocidental", diz, adiantando que "esses leões têm sido esquecidos pelas autoridades responsáveis, que não têm aplicado programas de protecção adequados para proteger a espécie".

O governo nigeriano confirmou ao The Guardian que o número de leões no país caiu dos 44, em 2009, para apenas 34 em 2012. O ministro do interior da Nigéria, Yohanna Saidu, admitiu ao jornal que as autoridades têm tentado proteger os leões, sem sucesso, e estão muito preocupados com o problema".

O quadro é semelhante em outros países, com a LionAid a afirmar que apenas restam 40 leões no Senegal e que só existem cinco populações "viáveis" de leões em todo o continente africano (das mais de mil que existiam). Para a LionAid, os leões "não são só uma das mais admiradas espécies em todo o mundo, mas são um componente vital do ecosistema africano".

O consecutivo desaparecimento da Savana africana, que nos últimos cinquenta anos já perdeu três quartos da sua área, a falta de programadas adequados de protecção à espécie pelos governos dos países africanos, e a caça furtiva, são algumas das razões apontadas para o declínio da espécie em África.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espaço reservado a comentários dos blogueres.

Visualizações de página!

Pesquisar neste blogue