terça-feira, 8 de janeiro de 2013

54 Graus???...Que escaldão sobre a pele dos Australianos

Os meteorologistas acrescentaram duas novas cores à escala de temperaturas: roxo e cor-de-rosa, que assinalam temperaturas acima dos 50 graus.
Austrália atualiza escala de temperaturas para novos máximos...
Os mais de 140 incêndios que lavram em várias cidades australianas levaram as autoridades meteorológicas a atualizar a escala de temperaturas para incluir novos máximos.

Depois de terem emitido o alerta de "ameaça catastrófica", as autoridades australianas atualizaram hoje as escalas de temperaturas para novos máximos depois de os termómetros terem atingido os 45ºC. A vaga de incêndios que começou há sete dias não tem dado tréguas a bombeiros e população: as chamas destruíram mais de 100 casas na Tasmânia durante o fim de semana passado, e cerca de 40 incêndios continuam em atividade nesta ilha.

Na segunda-feira, os termómetros registaram 42 ºC em Sydney. A média nacional atingiu inclusivamente o valor mais elevado desde 1972: 40, 33 ºC. E foram estas temperaturas nunca antes registadas que obrigaram a Agência Nacional de Meteorologia a renovar as cartas meteorológicas. Foram adicionadas novas cores aos mapas de previsão: roxo e cor-de-rosa, para marcar as zonas com picos de temperatura acima dos 50ºC.

Nos novos mapas meteorológicos divulgados nas últimas horas já é visível que as autoridades vão continuar com um problema em mãos: as manchas roxas mantêm-se até à próxima semana. No estado da Austrália do Sul, as temperaturas deverão mesmo ultrapassar os 50ºC.

Os meteorologistas ainda não conseguem prever o fim da vaga de calor. "Não há fim há vista para este inferno incrivelmente quente à volta da Austrália central", afirmou Alasdair Hainsworth do Serviço de Meteorologia, ao jornal The Telegraph. "Com a falta de nuvens sobre a Austrália central - a falta de humidade - estamos apenas ver as condições ficarem cada vez mais quentes… Nunca vimos estas temperaturas antes", concluiu.

Embora não tenham sido registados mortos, as autoridades prosseguem em estado de alerta, sobretudo nas regiões de Shoalhaven, Illawarra e Southern Ranges, no sul de Sydney, áreas muito populares para férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espaço reservado a comentários dos blogueres.

Visualizações de página!

Pesquisar neste blogue